sexta-feira, junho 03, 2011

O mundo e suas cores

Esse texto é só pra me lembrar e lembrar a todos vocês das pequenas liberdades do dia-a-dia. Sabia que mesmo após aquela assinatura, a Abolição dos Escravos sabe… enfim… mesmo depois daquilo tudo (que não foi muita coisa, vamo combinar) negros nascidos livres e alforriados não podiam usar sapatos? Imagina o negão lá… todo engomadinho, cheio dos frufrus na roupa.. e quando você olhava pro pé…cadê sapato? Era a ultima humilhação
(?!) a que deveriam se submeter.

Uma garota entra na loja querendo comprar um vestido. Ela olha… olha… (sabe como é mulher) e depois de experimentar vaaarios, decide por um, o mais lindo de todos. Ele tem detalhes em amarelo e laranja, o que o torna diferente dentre os outros. É ‘descolado’ e opta por sandálias também laranjas, sabia que ia arrasar vestida daquele jeito. Daí, na hora de pagar, a vendedora olha garota e pergunta se o vestido é para ela mesma; a garota estranhando a pergunta diz que sim e a vendedora com todo ar de conhecimento no assunto diz que seria melhor ela escolher uma cor que combinasse mais com o ‘tom’ dela.

Gente, isso aconteceu mesmo, eram os tristes anos 90... obviamente uma década de gosto duvidoso e vestuário medonho (todos tivemos momentos cafonas) e vocês podem imaginar o vestido como quiserem..tenho certeza que muita gente passou por isso e não sei se devo sair por ai rotulando todas as ações negativas de racismo, mas quem era aquela tia vestida horrivelmente, diga-se de passagem pra dizer que cores eu poderia vestir?
Enfim, sai de lá triste, arrasada e sem o vestido, mas também não compre nenhum dos que ela ‘aconselhou’.
Não sou muito chegada nesses programas que ensinam como a gente deve se vestir,mas que dá uma luz e um up no visu quase sempre, isso dá e também adoraria aquela maleta da Avon viu, acho que cada um deve vestir o que lhe faz bem… e se isso quer dizer que você vai parecer mais gorda, mais baixa, ou fantasiada de Coringa, o mico é seu colega, acredita e vai!
Naquele tempo ainda não eram moda essas cores contrastantes.. e nem essa idéia de ornar as coisas…todo mundo parecia apresentador de programa infantil, ombreiras, cós de calça no peito, cabelo de abajur..era tudo normal..tudo hype (como diria o Chris: era descolado), mas ainda assim..existia uma ‘regra oculta’, algo do tipo negros não podem usar cores fortes. Amarelo, laranja, azul céu?! Nem pensar! Quando era bebe ainda usava algo rosinha… vá la.. mas depois…lembro da vasta gama de tons de bege e marrom que eu tinha no armário. E gente, vamo combinar… essas cores não ajudam ninguém! Se só a tia tivesse me dito isso… mas era algo recorrente, minha mãe também não me deixava sair toda coloridinha como as lindas crianças africanas.. tinha medo de dar destaque, sei la, medo do contraste obvio e lindo que aquilo ia causar…
Era uma repressão, mas era algo tão suave… que nem se notava, eu me peguei varias vezes deixando de comprar tal cor pensando que ficaria shegay demais… mas quebrei a cara quando vi amigas minhas usando… OH!
Ta… não é pra você sair por ai usando prateado… feito a Lady Gaga, e bota branca, vamo combinar… Só a XUXA. Mas como dizia Raul:

“Faça o que quiseres, pois é tudo da lei”

Ou, nas singelas palavras de Léo Áquila:

“Se joga pintosa, põe ROSA

Hoje a gente vive com alguma liberdade… ainda temos duras barreiras, mas estamos ai… matando um leão por dia e seguindo, expressando e colocando pra fora séculos de submissão. A expressão na musica, na literatura, nas artes, na moda, O negro em movimento! E não to falando das modinhas bestas.. porque tem neguinho que assume um black e já se acha um militante e começa a atacar quem alisa.
É que têm uma onda por ai meus queridos… não é a onda das marcas, nem dos rappers famosos com suas mulheres a dúzia e seus carros tunados. A onda ta ai, no fato de você andar calçado, de usar o teu prateado, o teu Black, o teu henê Pelúcia (adoroamusicaa), na tua roupa amarela, no fato de arrumar um emprego, ta na tua indignação quando não arruma, ta quando deixa seus filhos de cabelo grande e ‘em pé’ ou quando prende tudo pra tentar conter, a onda esta quando seu namorado anda com mais brincos que você, e quando suas tranças estampam ideais e conceitos ou só servem pra te embelezar.
Essa onda cara, é o teu poder de escolha, de decisão e ela só existe porque você permite.
Você escolhe como vai ser, ou o que vai mudar, e não adianta dizer que não, tu poderia mudar o mundo se quisesse. E ai… borá começar e continuar a onda?


Nota: Esse texto tá desconexo.. eu sei..as coisas foram fluindo e eu fui escrevendo assim..e se estiver se perguntando o que tudo isso tem a ver, vou lhe dizer…não saberia explicar, mas tai, eu juro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

diga lá meu bom...

Licença Creative Commons
Dolce D'água de Jeh BlueJeans é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported.
Baseada no trabalho de blogger.com.